Visita guiada a dois projetos que transformaram a cidade de Lisboa nos últimos anos:
- os novos jardins da Fundação Gulbenkian. Da ampliação do CAM (Centro de Arte Moderna), projeto a cargo do arquiteto japonês Kengo Kuma, surgiu um novo jardim da autoria do escritório libanês Vladimir Djurovic Landscape Architecture (VDLA). Uma nova ‘mata urbana’, respeitando a linguagem dos jardins emblemáticos já existentes.
- o Parque Ribeiro Telles, na Praça de Espanha. Das vias turbulentas dedicadas apenas ao automóvel e de uma rotunda inutilizada nasceu um parque público, com ciclovias, um lago e um parque infantil. Um espaço de passagem e de paragem – um novo pulmão para a cidade. Projeto da autoria do escritório de arquitetura paisagista NPK, em colaboração com o escritório de arquitetura Atelier RUA.
……………………………………..……………………………………..………
Visita guiada com os arquitetos paisagistas Federico Arrieta e Pedro Arsénio:
Federico Arrieta é Design Director do atelier VDLA e o responsável pelo escritório de Lisboa. Em VDLA desde 2005, trabalhou em projetos reconhecidos internacionalmente, como o Aga Khan Park em Toronto e o Phillarmonic Concert Hall Park em Belgrade.
Pedro Arsénio é professor auxiliar no Instituto Superior de Agronomia, coordenador do Herbário João de Carvalho e Vasconcellos e foi consultor botânico de ambos os projetos.
……………………………………..……………………………………..………
Programa:
14h30: Ponto de encontro em Rua Marquês de Fronteira
14h30 - 16h00: Visita guiada aos jardins Gulbenkian
16h00 - 16h30: Coffee break livre
16h30 - 18h00: Visita guiada ao Parque Ribeiro Telles
……………………………………..……………………………………..………
……………………………………..……………………………………..………
Organização: Academia da Paisagem