A Academia da Paisagem é um projeto paralelo à Garden Masterclass em Inglaterra e à Academia del Paisaje em Espanha, exemplos de referência no âmbito em que este projeto se insere.
Em Portugal, quem lançou as sementes desta ideia foi Noel Kingsbury, em colaboração com Matilde Jézéquel e com o apoio da Sigmetum para a organização do primeiro evento ‘Planting Wild’.
Noel Kingsbury
Noel é um escritor, investigador e especialista internacional na área dos jardins e da botânica. Tem desenvolvido um trabalho único na promoção do chamado ecological planting design, através de inúmeros cursos e palestras por todo o mundo. Noel escreve regularmente para a Gardens Illustrated e é autor de mais de vinte livros, incluindo The New Perennial Garden, Seed Heads e Garden Flora.
Viveu em Inglaterra, até se mudar para Portugal há cinco anos, onde está a criar o seu jardim no centro do país e a testar espécies tolerantes à seca.
Jardim do Noel, em Portugal
Matilde Jézéquel
Matilde é arqª paisagista formada pelo ISA, Lisboa. Com um gosto enorme pelo mundo das plantas e preocupada desde cedo com questões ambientais, integrou uma série de projetos e trabalhos em diferentes países. Trabalhou em ateliers de paisagismo, foi guia de jardins botânicos, voluntária de ONG’s ambientais e escreveu para revistas de jardins, acumulando experiências enriquecedoras em Portugal, França, Inglaterra e Chile. Consciente do valor do paisagismo na sociedade portuguesa, decidiu regressar a Portugal com novos projetos.
Com o apoio de:
Sigmetum
A Sigmetum é o patrocinador oficial do lançamento da Academia da Paisagem.
A Sigmetum é o viveiro de plantas autóctones mais reconhecido em Portugal, pioneiro na produção e comercialização de espécies nativas desde há 16 anos. Através da recolha de sementes na Natureza, contribui para a preservação genética das espécies da Flora de Portugal, permitindo utilizá-las em contexto ornamental e regeneração de paisagens, incitando a um novo olhar sobre a utilização e conservação das espécies da nossa flora.
Viveiro Sigmetum
Diaplant
A Diaplant é patrocinador oficial do projeto da Academia da Paisagem.
A Diaplant é o viveiro de referência em Portugal na produção de árvores e arbustos adultos, contando com mais de 30 hectares dedicados ao cultivo de espécies de grande porte, que se direcionam ao mercado português e aos diversos mercados europeus onde opera.
Na sua divisão de paisagismo, integra um gabinete de arquitetura paisagista e uma equipa especializada em construção de espaços verdes, oferecendo soluções “chave na mão” que vão desde o projeto até à execução da obra. Ao recorrer a plantas adultas de produção própria, a Diaplant garante a criação de paisagens com impacto estético e funcional imediato, sem necessidade de esperar anos para usufruir plenamente do espaço.
Viveiro Diaplant