Eventos passados

Planting Wild

insights into planting design in Portugal

O primeiro encontro da Academia da Paisagem ‘Planting Wild’ realizou-se no passado dia 30 de Maio, em Setúbal com a sala cheia. Um dia dedicado a partilhar projetos inovadores na área do paisagismo, seguido de uma visita ao viveiro Sigmetum.

Para mais informação sobre os detalhes do evento, nomeadamente as palestras e a visita ao viveiro Sigmetum, aconselhamos a leitura do artigo publicado na Revista Tudo Sobre Jardins. 

Relembramos os nossos oradores e os seus títulos de apresentação. Um dia inspirador !

Filipe Soares, Sigmetum Pioneers in the production of native and wild plants in Portugal

Noel Kingsbury Five years of gardening in Portugal - what have I learnt?

Paulo Farinha Marques The green infrastructure of a public park in Porto: the case of Asprela

Luis Paulo Ribeiro, TOPIARIS The significance and role of vegetation in contemporary public parks design

Andy Szymanowicz, Campo Culture Integrated Land Design - edible experiential landscapes

Federico Arrieta, VDLA Back to Nature - the Gulbenkian extension case study

O Jardim Gulbenkian novo

Com o seu criador - Federico Arrieta

e o Parque Ribeiro Telles - 30. Novembro.2025

Os novos jardins da Gulbenkian, apenas com 2 anos, parecem sempre ter ali pertencido.  A vegetação nativa está exuberante, estando todos os estratos a crescer em harmonia. Desde os revestimentos de Polygonatum odoratum e Viola odorata; às herbáceas Lysimachia ephemerum, Hypericum androsaemum e Phlomis purpurea; aos arbustos Myrica faya e Pistacia lentiscus; até às árvores com os novos sobreiros, olaias e outros carvalhos, que em altura já dialogam com as árvores pré-existentes. Federico Arrieta mostrou-nos que este resultado, aparentemente de uma grande simplicidade, é fruto de um imenso trabalho de projeto, de recolha de espécies, de produção de plantas e de uma manutenção permanente e atenta. Os caminhos ondulantes levam-nos para a peça de água central onde o novo CAM se instalou com a sua famosa pala à Kengo Kuma.

Já o Parque Ribeiro Telles é um perfeito exemplo de um espaço público essencial na vida urbana. Com um lago, um parque infantil, clareiras e diferentes zonas de estar é parque bastante vivido. É, também, um exemplo de como uma gestão eficaz das linhas de água existentes previne as cheias que aconteciam nesta zona, tendo sido criada uma conduta específica para as águas em dias torrenciais. Da vegetação do parque, destacamos a bela iris de flor branca e de aroma suave Iris albicans, que o Pedro Arsénio não quis deixar escapar.